Cases

Pioneirismo na liberação de recursos junto ao BNDES para concessionárias de água e esgoto.

Após a conquista das concessões públicas para explorar a atividade de distribuição, tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário das cidades mineiras de Paraguaçu, Araújos e Bom Sucesso, as empresas Coságua – Concessionária de Saneamento Básico Ltda, Sanarj Concessionária de Saneamento Básico Ltda e Águas de Bom Sucesso Ltda, tinham por objetivo realizar significativos investimentos nos sistemas de água e esgoto das cidades. Mesmo com capacidade financeira para realizá-los, pleitear um financiamento de longo prazo com uma respeitada instituição financeira, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES, permitiria uma melhor gestão financeira dos empreendimentos. 

Instalações Planex Depoimento

Posterior à apresentação dos projetos de investimentos, o BNDES aprovou a liberação do financiamento solicitado, tornando-se assim, as primeiras empresas do Brasil com acesso a essa linha de crédito. Como o BNDES não havia realizado financiamento para esta modalidade de investimentos, foram necessários estudos de viabilidade financeira das Concessionárias e das empresas controladoras - que permitiu a empresa Appice de participar do processo, com a elaboração de todas as demonstrações contábeis e assessoria contábil, quando necessária.

Vencida a primeira etapa da liberação de parte dos recursos, iniciou-se a segunda e mais importante: a auditoria do BNDES. Para certificar que os recursos foram aplicados conforme acordado e contratado pelas empresas, mais uma vez a escrituração contábil foi realizada pela Appice, que apresentou as demonstrações com as comprovações de aplicações dos recursos. A cada liberação de recursos, as concessionárias passavam por auditorias realizadas por peritos do BNDES. As empresas foram aprovadas em todas as auditorias e, por fim, encerramos uma história de muito sucesso recebendo prêmios do “Projeto BNDES Saneamento em Foco” parabenizando o trabalho realizado ao longo dos anos.


A conquista do financiamento, a execução das obras de melhoria e construção das estações de tratamento de água e esgoto das cidades e o bom atendimento prestado aos usuários ratificam o modelo moderno de gestão realizado pelas concessionárias. Passados dez anos, somos reconhecidos pela eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados. Durante esses anos contamos com a excelente assessoria da Appice, que desde o início do projeto contribuiu com ações, permitindo a correta tomada de decisões nas nossas empresas. 

Carla Dias – Diretora Adjunta Administrativa da empresa Planex S/A (sócia das concessionárias)


Voltar
Contagem

Av. José Faria da Rocha, 1707 sala 305, Eldorado

31 3274.1283